II Etapa da Formação: 5º Encontro

Hoje, 24/04/2017, iniciamos a II Etapa da Formação de Professores de Classes Hospitalares em Matemática com a apresentação dos resultados das atividades propostas na etapa anterior.

No primeiro momento, uma parte dos cursistas apresentou as propostas pedagógicas desenvolvidas com os educandos das classes hospitalares. No segundo momento,  os professores apresentaram o desenvolvimento de jogos tendo como parâmetro os seguintes itens: 1) conter elementos de inovação; 2) abordar a área de matemática; 3) ser acompanhado de uma proposta pedagógica; 4) apresentar qualidade material, estética e jogabilidade; 5) conter uso de materiais/recursos reciclados e que o produto final seja de baixo custo; 6) levar em consideração especificidades/particularidade de uma classe hospitalar.

Ressalta-se que muitas discussões importantes surgiram nesse encontro. Possivelmente a que demandou mais reflexão e necessidade de maiores aprofundamentos se deu a partir da problemática do uso de recursos materiais no ambiente hospitalar. Dois casos foram citados, ambos com inúmeras restrições no uso de materiais para as aulas. As professoras apresentaram que, diante dos inúmeros impedimentos, adotaram a estratégia de utilização de recursos pedagógicos descartáveis, como foi o caso do trabalho com o xadrez com as peças impressas em papel comum, pela Professora Gisely, e o  da Escala Cuisenaire com fitas coloridas de papel com gramatura mais espessa, pela Professora Késia. Ambas as situações, os ricos materiais deveriam ter uso exclusivo e individualizado, sendo, ao final da aula, descartados. Ao final, ficou acordado com a equipe pedagógica e administrativa do NAEH a necessidade de envolver profissionais da área de biossegurança da UFG no auxílio para constituição de uso e manejo de materiais adequados para uso pedagógico nas classes hospitalares.

Seguem registros fotográficos de alguns momentos do primeiro encontro da 2ª etapa de formação.

Dupla: Valéria e Juscélia, que apresentaram o Tangram. Material: link.

 

Dupla: Káttia e Jean, apresentando o jogo "Truque da idade".

 



Dupla: Maria José e Miriã, com o jogo "Tabuada".

 

Individual: Gisely apresentando o relatório da aula interdisciplinar utilizando, como ferramenta de aprendizagem, o xadrez.


Individual: Késia apresentando o relatório da aula que utilizou a escala Cuisenaire. Material: link.



Dupla: Josane e Joelma, apresentando o "Jogo dos prendedores".


Dupla: Deuslene e Cleusa, apresentando o jogo "Tabuleiro das operações".


Dupla: Jordânea e Renata, apresentando os jogos "Bingo de Potências e Radiciação" e "Trilha dos restos".

 

Individual: Heloíza relatando a aula em que utilizou baralho para trabalhar cálculo mental com o jogo "Vinte e Um".


Individual: Helena apresentando uma atividade utilizando um jogo "Chegando a zero"


Individual: Sandra Regina relatando a aula que utilizou o jogo "Senha".

Individual: Maria Sebastiana relatou sua experiência de criar o jogo e a utilização dele com a sua educanda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário