Consumo e Cidadania - 6º Encontro

Prezados professores, 🙇

Apresentamos no sexto encontro o tema gerador "Consumo e Cidadania" com o objetivo de aprofundar sobre um problema social importante de ser discutido e amadurecido. A proposta, com posicionamento crítico e reflexivo, sobre o consumo frente a seus veículos impulsionadores, visou fazer uma tomada de consciência da necessidade de planejamento e organização financeira, desenvolvimento de conhecimentos matemáticos e suas relações com o tema proposto.

Partindo do questionamento com os docentes do NAEH sobre a importância percebida sobre essa temática, apresentamos alguns vídeos de curta-metragem, como "Desirella", "O ser humano capitalista" e "O mundo obsoleto e consumista".  Acesse os vídeos nos links abaixo.

  • Desirella
  • O ser humano capitalista
  • O mundo obsoleto e consumista


Como memória do encontro, após a apresentação dos curta-metragens, provocamos refletir sobre a relação dos vídeos com o tema "Consumo e Cidadania", buscando aproximações com o ensino de matemática.

Como sugestão de possibilidades de aulas, a partir de propostas inter e transdisciplinares, foram expostas as seguintes sugestões:

  1. Produção de foto-vídeo, a partir do trabalho desenvolvido com educandos do 9º ano de uma escola pública, partindo do art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, acerca do salário mínimo, que envolveu as áreas de Língua Portuguesa, Arte e Matemática;
  2. Estudo sobre hábitos de consumo promovido pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Sociologia e Matemática com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Goiânia. Após discussão sobre a temática proposta, os alunos construíram um questionário e aplicaram aos demais alunos da escola com o uso de "Formulários Google". Ao tratar os dados com uso de planilhas eletrônicas, construíram a síntese dos resultados, fizeram as apresentações em formato de seminário e construíram um relatório final.




Ao final, questionamos sobre que tipo de aula ou projeto poderia ser desenvolvida com os alunos de classe hospitalar e que cuidados especiais a proposta teria que se atentar. As discussões foram ricas e bastante proveitosas.


🙆
A seguir, como combinado, apresentamos outras sugestões de vídeos com possibilidade de trabalho pedagógico sobre o tema em questão:

  • Ilha das Flores


  • Runaway, a geladeira fujona


🙏
Enquanto sugestão de projeto de trabalho, segue, no link, uma sequência didática, estruturada com sugestões de conteúdos, vídeos, atividades e leituras.
Trabalho e Consumo

Sugestões de filmes que surgiram nas nossas discussões:




🙅

Agora é com vocês. Bom estudo! Estamos disponíveis para conversarmos sobre suas dúvidas, sugestões, questionamentos e ideias.


Os formadores.
🙋





Nenhum comentário:

Postar um comentário