1) Vinte
e Um. Esse é um jogo clássico de cálculo mental e estratégias. O jogo consiste
em alcançar o número 21 na soma dos valores das cartas ou se aproximar ao
máximo desse valor em caso de ninguém alcançá-lo. Cada participante recebe duas
cartas. Em uma ordem combinada, um participante julga se o somatório dos
valores das duas cartas é suficiente ou se arrisca pegar uma carta do monte
para aproximar ou alcançar 21. O risco é que o valor ultrapasse a soma 21, daí
o participante fica fora da disputa. Lembrando que as figuras (Q, J, K) têm
valor de 10. O primeiro que alcançar 21 anuncia sua vitória. Ao final da
rodada, caso ninguém alcance 21, mostram-se as cartas. Àquele que alcançar
número mais próximo menor que 21 ganha. Em caso de empate, o que tiver a maior
carta ganha. Em casa de persistir o empate, a segunda maior carta ganha. Se ao
final das cartas permanecer empatado, decide-se o vencedor no “par” ou “ímpar”.
2) Matemágica:
uso da técnica de transposição de matrizes para descobrir qual carta foi
escolhida por um participante. Dispõe-se um número qualquer de cartas em forma
de matriz, distribuídas em m linhas por n colunas (como exemplo, 4 linhas por 4
colunas, totalizando 16 cartas). Ao distribuir as cartas, um participante deve
escolher uma carta qualquer sem revelá-la, porém, indicando em que coluna
aquela carta se encontra. Sabendo da coluna (que indica 4 possibilidades de
cartas – referentes às quatro linhas de uma determinada coluna), distribui-se,
no segundo momento, sem que o participante perceba, as mesmas cartas por
colunas – fazendo uma matriz transposta à primeira (trocando linhas por
colunas). Lembrando que uma das 4 cartas agora se encontra em linhas. Ao
indicar em qual coluna a carta escolhida se encontra, na verdade, sem saber, o
participante já anuncia a carta, cabendo ao apresentador utilizar-se de
recursos cênicos para dar mais ênfase ao “truque” mágico. Assim que a “mágica”
for repetida, revela-se a lógica matemática por trás da mágica,
apresentando-se, assim, o conceito de matriz transposta de forma lúdica e
aplicada.
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