Atividades com o baralho

A pedido de alguns cursistas, encontra-se à disposição os passos para o jogo "Vinte e Um" e a encenação "Matemágica", que foram apresentados no primeiro encontro da formação.


Resultado de imagem para baralho vinte e um     1)  Vinte e Um. Esse é um jogo clássico de cálculo mental e estratégias. O jogo consiste em alcançar o número 21 na soma dos valores das cartas ou se aproximar ao máximo desse valor em caso de ninguém alcançá-lo. Cada participante recebe duas cartas. Em uma ordem combinada, um participante julga se o somatório dos valores das duas cartas é suficiente ou se arrisca pegar uma carta do monte para aproximar ou alcançar 21. O risco é que o valor ultrapasse a soma 21, daí o participante fica fora da disputa. Lembrando que as figuras (Q, J, K) têm valor de 10. O primeiro que alcançar 21 anuncia sua vitória. Ao final da rodada, caso ninguém alcance 21, mostram-se as cartas. Àquele que alcançar número mais próximo menor que 21 ganha. Em caso de empate, o que tiver a maior carta ganha. Em casa de persistir o empate, a segunda maior carta ganha. Se ao final das cartas permanecer empatado, decide-se o vencedor no “par” ou “ímpar”.

2)  Matemágica: uso da técnica de transposição de matrizes para descobrir qual carta foi escolhida por um participante. Dispõe-se um número qualquer de cartas em forma de matriz, distribuídas em m linhas por n colunas (como exemplo, 4 linhas por 4 colunas, totalizando 16 cartas). Ao distribuir as cartas, um participante deve escolher uma carta qualquer sem revelá-la, porém, indicando em que coluna aquela carta se encontra. Sabendo da coluna (que indica 4 possibilidades de cartas – referentes às quatro linhas de uma determinada coluna), distribui-se, no segundo momento, sem que o participante perceba, as mesmas cartas por colunas – fazendo uma matriz transposta à primeira (trocando linhas por colunas). Lembrando que uma das 4 cartas agora se encontra em linhas. Ao indicar em qual coluna a carta escolhida se encontra, na verdade, sem saber, o participante já anuncia a carta, cabendo ao apresentador utilizar-se de recursos cênicos para dar mais ênfase ao “truque” mágico. Assim que a “mágica” for repetida, revela-se a lógica matemática por trás da mágica, apresentando-se, assim, o conceito de matriz transposta de forma lúdica e aplicada.



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